segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

KP está fisicamente e mentalmente esgotado


Vinte e cinco jogos em sua carreira profissional e Kristaps Porzingis já está sentindo os efeitos da rotina na NBA. A natureza esgotante e as exigências intermináveis na vida na Associação pegaram o calouro, de 20 anos, do New York Knicks.

Com quatro dos últimos cinco jogos do Knicks ocorrendo longe do Madison Square Garden, o calouro letão admitiu que os rigores da estrada têm um impacto inevitável sobre o corpo e a mente.

"Ele corrói você apenas em estar na estrada, jogar jogo após jogo", disse ele após a vitória sobre o Portland.

"Esta é a primeira vez que tenho esse tipo de experiência de jogar tantos jogos e na estrada em seis dias, quatro jogos ... (Preciso) descansar - mentalmente, fisicamente".

Que KP precisa de uma pausa em meados de dezembro não é surpresa, já que a maioria - se não todos - os calouros da NBA experimentam o temido "rookie wall" em algum ponto ao longo da sua primeira campanha de 82 jogos.


Mas o que é, realmente? O rookie wall é um esgotamento visível que se manifesta através de erros, lentidão e, muitas vezes através de tiro mais fracos. Isso ocorre por que esses jogadores de primeiro ano, vem de um ritmo de 35 ou 40 jogos na temporada universitária ou menos ainda quando se trata das ligas europeias, onde jogam um ou dois jogos por semana e quando chegam na NBA se defrontam com ritmo muito mais intenso de jogos por semana.

"Todos os jogadores na liga passam por isso em diferentes níveis", disse o treinador do Knicks Derek Fisher.

Porzingis tem uma média de 27,3 minutos com o Knicks. Ele tem jogado em todos os jogos de sua equipe nesta temporada, e não tem realmente descansado.

"Eu acho que no início da temporada, você pode ir muito bem jogando, seja 20, 25, 30 minutos", disse Derrick Williams que já sentiu o "rookie wall". "Quando você começar a sentir o rookie wall, você começar a se ver cansado em torno de que 15 a 18 minutos de jogo."

"Eu joguei cinco a seis anos profissionalmente na Europa", disse Shved, ex-jogador do New York Knicks. "Eu joguei jogos grandes, jogos olímpicos. ... Eu acho que isso com certeza me ajudou na NBA. Mas, com certeza, os jogos aqui na NBA são diferentes, e aqui é muito mais difícil de jogar do que na Europa."

Felizmente para o mais novo filho adotivo de The Big Apple, ele foi abençoado com uma pausa de quatro dias perfeitamente cronometrado antes jogo de quarta-feira contra o Minnesota Timberwolves.

Foi apenas o que o médico ordenou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário