segunda-feira, 14 de maio de 2012

CAP e Explicações da Offseason

A temporada 2011/12 acabou, pelo menos para o Knicks, então chegou a hora de analizar a situação contratual do elenco e como deve ser a montagem do time para a próxima temporada. Antes de começar a falar sobre os jogadores vou explicar resumidamente o significado das siglas e como é feito o balanço para a montagem de um elenco na NBA. Arredondarei os números, pois a maioria são números quebrados que podem confundir. Não explicarei todas as regras, apenas as que se encaixam no caso de New York.

Todos os times tem um Salary CAP, que é o limite de dinheiro em que eles podem gastar na montagem do time. O valor limite é de 58 milhões de doláres. A cada dolar gasto além desses 58 milhões, o time paga uma multa chamada luxury tax. O novo CBA calcula a luxury tax diferente, ela é gradativa, quanto mais o time gasta mais ele tem que pagar de multa (antigamente a multa estipulava um dolar a cada dolar gasto). O time que está acima do salary cap não pode contratar jogadores na free-agency, mas essa regra tem excessões. Os free agents são divididos em dois grupos, os não restritos (livres para negociar com qualquer equipe) e os restritos (podem negociar com outras equipes, mas a equipe anterior desse jogador pode cobrir a oferta). 

A NBA disponibiliza um montante (em torno de cinco milhões, varia de temporada a temporada) para times que estão acima do salary cap, para que eles possam contratar, esse dinheiro é conhecido como MLE (Mid-Level Exception). Fora esse valor, o time pode assinar com um jogador pelo salário mínimo estipulado (cerca de um milhão ou menos, dependendo de várias coisas).


Mesmo estando acima do teto salarial, algumas regras permitem times a renovar com jogadores que já estão no seu elenco. Essas regras são a Larry Bird exception, a Early Bird exception, Non-Bird exception e o “Gilbert Arenas Rule”.

A Larry Bird exception é quando um jogador esteve sob contrato por pelo menos três anos em um time, a regra permite que o time renove com o jogador (até pelo valor do salário máximo) mesmo estando acima do CAP.

Early Bird exception é quase a mesma coisa que a primeira, porém com alguns detalhes diferentes. Nesse caso o jogador tem que ter dois anos de franquia, e pode renovar o seu contrato, porém ele só pode ganhar um aumento de salário de 175%.

A Non-Bird exception é quando um jogador não se encaixa em nenhuma dessas anteriores, mas mesmo assim ele pode renovar com a equipe. O aumento no ganho é de no máximo 120%.

O Gilbert Arenas Rule é o seguinte, o jogador selecionado na segunda rodada do draft ou com menos de dois anos de experiência na liga só poderá receber ofertas que no máximo se equivalem ao MLE, e esse valor pode ser coberto pelo último time em que o atleta jogou. Explicando melhor, o jogador só poderá receber ofertas de no máximo cinco milhões e virará um agente restrito, o time dele pode cobrir a oferta gastando o MLE para isso.

A nova CBA trouxe algumas regras novas, como o time que está acima de $4M não pode adiquirir um jogador em uma operação sign-and-trade (o jogador é um agente livre, assina com o time anterior e é trocado para o novo time. Dessa forma o time anterior não sai sem receber nada)

Vale lembrar também que na NBA os contratos são garantidos, ou seja, os jogadores recebem o total acordado. Por isso a dispensa de jogadores ainda conta na folha do time (caso R. Balkman). Se o jogador tem, por exemplo, três anos de contrato e é dispensado, o time terá que arcar com os três anos restantes desse contrato, que continua contando no CAP. A regra da anistia permitia que um time dispensasse um jogador, ele continuaria pagando o valor total do seu contrato, mas ele não contaria no CAP.

Explicações dadas, vamos aos números do Knicks para essa temporada e para a próxima.

Nova York foi o sexto time que mais gastou nessa temporada, com cerca de 76 milhões. Para ver os salários dos jogadores é só entrar nesse link. Carmelo Anthony é o jogador mais caro, com 18.520 M, seguido por Stoudemire (18.217) e Chandler (13.107). 

Para a próxima temporada, temos sete jogadores sobre contrato: Carmelo, Stat, Chandler, Shumpert, Balkman, Toney Douglas, Harrelson e Jerome Jordan. Juntos, eles custam 61.688 milhões ao Knicks, cerca de três milhões e meio acima do CAP permitido. Os nossos jogadores que virarão free-agents serão: Landry Fields, Jeremy Lin, Baron Davis, Jared Jeffries, Mike Bibby, Steve Novak e Dan Gadzuric. JR Smith tem uma opção de ganhar 2.5 milhões e ficar mais um ano no Knicks, ou recusar e testar o mercado.


Renovar com Lin pode ser uma grande chance de não conseguirmos algum bom jogador no mercado. Ele entra no caso Gilbert Arenas rule, os times só podem oferecer a ele no máximo o MLE, e quatro anos de duração. Os contratos são crescentes, imaginando o MLE em cinco milhões, Lin pode faturar um contrato de quatro anos/21 milhões. Acho que é meio barbada falar que o Knicks irá cobrir qualquer oferta feita sobre o Lin. O time pode renovar por um valor menor que esse (entrando no Non-Bird exception),  tudo depende da vontade do jogador e das possíveis ofertas que ele irá receber (lembrando que ele vem de uma cirurgia no joelho). Também tem a possibilidade do jogador renovar por dois anos, já que em 2014 ele está ilegivél para assinar o contrato máximo (jogadores não draftados na primeira escolha são impossibilitados de assinar pelo máx. por quatro anos). Caso o Knicks consiga renovar com o Lin sem usar o MLE, as chances de contratar algum jogador melhor ou renovar com os outros por esse valor aumentam. O Knicks também possuí essa temporada uma taxa chamada biannual exception, que permite o time a gastar dois milhões para uma contratação.

Steve Novak deve receber uma boa oferta, pois foi o líder em porcentagem na linha de três. Dificilmente teremos dinheiro para igualar uma boa oferta, resta torcer para que Novak renove pelo Non-Bird exception. Novak declarou a ESPN NY que está interessado em seguir em Nova York. JR Smith é um caso mais complicado. Seu pai chegou a dizer (quando ele estava na China) que dois milhões eram muito pouco para o seu filho. Sem alternativas naquela época, JR teve que aceitar o MLE do Knicks. Tudo indica que o ala-armador irá recusar o último ano de contrato e irá atrás do dinheiro de outro time. Smith disse que aceitaria renovar com o Knicks, que adora a cidade e que morar lá o faz ficar perto da família (Smith é de New Jersey), porém já declarou que acha que ele valhe mais do que os 2.5 milhões de seu último ano de contrato. 


Landry Fields se encaixa em duas regras, a Arenas rule e a Early Bird exception. Por ser uma escolha de segunda rodada Fields está protegido como agente restrito ao Knicks. Mesmo se o time gastar o MLE renovando com Jeremy Lin, Fields entra na Early Bird exception por já ter jogado dois anos em Nova York. O time poderá usar esses direitos para cobrir uma possível oferta de outra franquia. Temos então Lin e Fields garantidos para a próxima temporada, só não continuarão se o Knicks não quiser. Minha aposta é que Fields renovará por falta de opção do Knicks no mercado. Jeffries deverá reassinar com o Knicks. Já os outros não se sabe.

A boa notícia é que poderemos manter a base dessa temporada para a próxima. A notícia ruim é que provavelmente não teremos dinheiro para assinar com free agents, a não ser o mínimo da liga. A lista de Free agents está aqui. 

Carmelo Anthony assistente de GM:

Ao perguntado se ele gostaria de interferir nas contratações dessa offseason Carmelo disse que prefere deixa-las com o GM Glen Grunwald, porém disse que se perguntarem sua opinião e pedirem a ajuda para conversar com algum jogador ele vai ajudá-los sem nenhum problema.

Perguntado sobre as posições que o time mais necessita Anthony disse que é excenssial contratar um backup para SF, para dar mais descanso e não força-lo tanto a jogar.


Possiveis situações na free agency:

Trocar uma das estrelas para ter CAP para construir um elenco melhor é uma opção. Dizem por aí que a franquia tentará trocar Amar’e Stoudemire. Os problemas de lesão e o estilo de jogo, que não combina nem com Carmelo nem com Tyson. Trocá-lo pode ser uma boa forma de montar um bom elenco. Resta saber se alguém está disposto a apostar no pivô com seus problemas. Filadélfia e Atlanta demonstraram interesse anteriormente. O Knicks já usou a sua anistia em Billups, então não há como liberar qualquer atleta em contrato sem contar no CAP.


Convencer jogadores veteranos a jogar no time é outra saída. Isso tem acontecido com os times que gastam muito CAP com estrelas. Veteranos estão sempre em busca de times que podem faze-los vencer.  

Phill Jackson ou Mike Woodson? Tudo indica que Mike Woodson será efetivado como head coach. O treinador recentemente mudou de agente, escolhendo o mesmo do Carmelo Anthony, JR Smith e de alguns executivos do Knicks. A troca pode sinalizar a renovação com Woodson. Grunwald irá atrás de Phill Jackson, mas acho difícil o treinador deixar a aposentadoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário