domingo, 3 de novembro de 2013

Knickstória: George Mikan vs Knicks



Em 1949 cinco franquias da National Basketball League se juntaram às da Basketball Association of America para formar a National Basketball Association. Entre os times que faria parte da liga estavam o Fort Wayne Pistons, o Rochester Royals e o Minneapolis Lakers.

Ned Irish (segundo a partir da direita) com outros donos e o comissário Maurice Podoloff (centro) durante o anúncio da fusão da BAA com a NBL em 1949

Ned Irish não ficou muito empolgado com os novos times, para ele era um insulto colocar na marquise do Velho Garden os nomes de cidades menores, a velha arrogância nova iorquina.

No dia 14 de dezembro de 1949 os Knicks recebeiam o Minneapolis Lakers pela primeira vez no Garden. O principal jogador do Lakers era o pivô George Mikan, de 2,08 metros de altura.

George Mikan

Mikan relembra no livro NBA at 50:
“Estávamos indo para o Garden para nos aprontarmos para jogar contra os Knicks e meu caras estavam comigo. Olhei para a marquise e estava escrito ‘George Mikan vs Knicks’. Eu pensei, ‘Eles não deveriam ter feito isso’.”

Irish se recusava a colocar o nome da cidade de Minneapolis na marquise do Velho Garden, então ele se aproveitou da presença do pivô Mikan no time, que era muito mais que um grande jogador, mas um ícone da cultura pop na época.

Mikan conta que quando entraram nos vestiários os seus colegas de time pegavam no seu pé.
“Como você pode notar, eu uso óculos, então eu os tirei para colocar o meu uniforme. Estava pronto para ir à quadra e jogar, coloquei meus óculos de volta, mas ninguém havia se trocado.
Eles olharam para mim e disseram ‘Ok big shot, se você vai jogar contra eles, então vá em frente. Está escrito você contra os Knicks’.

Parece que o plano de Irish deu certo, pois os Knicks venceram Mikan e os Lakers por 94 a 84, o pivô teve 38 pontos, pelos Knicks o cestinha foi Carl Braun com 26 pontos.


No dia seguinte foi tirada uma foto de Mikan em uma escada junto à marquise do Velho Garden. Ele deu um cópia para cada um dos seus companheiros de time.


Ele disse que foi empolgante e embaraçoso ver o nome dele na marquise do Garden.

Alguns anos mais tarde Mikan brilharia em Nova York, mas não no velho Garden como pode ser lido aqui.

Informações obtidas dos livros: New York Knicks: The Complete Illustrated History100 Things Knicks Fans Should Know & Do Before They Die, ambos de Alan Hahn e Garden Glory: An Oral History of the New York Knicks de Dennis D'Agostino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário